segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Agricola Fernandes - uma longa história de agricultura orgânica

A história da Azienda Agricola Ferrandes, localizada na província de Latina na Sicilia, Itália, remonta à década de 1980 com o cultivo de vinhas para a produção de uvas de mesa e vinho. em 1986-87 toda a área foi convertida para a produção orgânica. Hoje em dia, a empresa está começando a empregar técnicas de cultivo biodinâmico e compartilha valores "Terre di Ecor" - uma escolha feita para mostrar amor e respeito pela terra e um compromisso de produzir frutas e legumes orgânicos de alta qualidade. 
Salvatore Ferrandes vem empregando técnicas de cultivo orgânico há mais de 20 anos, pois acredita que é a única abordagem que respeita o meio ambiente. Ele escolheu este caminho, pois não estava satisfeito com a forma como as coisas estavam indo no mundo agrícola tradicional. 
Além de kiwis, melancias e morangos, a empresa também produz alface, berinjelas, batatas e tomates. "Eu amo a Sicília, é a mais bela região do mundo, eu nasci em Pantelleria, mas tenho vivido em Latina desde que meu pai se mudou com nossa família lá em 1964. Ele começou com uma vinha, que eu transformei em frutas e legumes ".
A empresa abrange 45 hectares, que é perfeita para a agricultura graças ao seu solo fértil, clima ideal e proximidade com o mar. 
"No entanto, muito trabalho árduo é necessário, especialmente para as culturas orgânicas.Para produzir cenouras orgânicas você precisa realmente lutar muito e os rendimentos não são os mesmos que obtidos com técnicas de produção integrada.As plantas precisam de mais tempo para crescer, mas o sabor é diferente e o produto é mais saudável. ""O mundo inteiro deve se concentrar na agricultura orgânica, pois é a única maneira de apreciar os aromas e o sabor de frutas de forma saudável. O que costumava ser natural e orgânico é agora uma exceção, mas costumava ser a norma para nossos avós. É trabalho duro e o tempo nunca é suficiente.Toda a terra é cultivada ao mesmo tempo que, além de rotações, também usamos estrume fresco, que colocamos no inverno. 
O negócio emprega cerca de 20 pessoas, das quais 4 fazem parte da família Fernandes. O principal produto durante 10 meses por ano é o kiwi, enquanto morangos são cultivadas na primavera. Temos unidades refrigeradas e niveladoras, para que possamos classificar as frutas, armazená-lo e vendê-lo até maio-junho. “
"Não há muitos produtos este ano, mas a qualidade é muito boa. Nossos kiwis são os melhores da Itália. Além disso, como nós empregamos técnicas orgânicas, não há problemas de bacteriose. A demanda é bastante alta, eu Diria que os kiwis são tão populares quanto às maçãs. "
Os produtos principais da companhia são: kiwis (novembro a maio-junho, cerca de 200 toneladas em 6-7 hectares), melancias e mini-melancias (junho a agosto, em aproximadamente 4-5 hectares com uma estufa), morangos em estufa (3 hectares) e vegetais de campo aberto.
O cliente mais importante é a ECOR NaturaSì, uma cadeia com 300 lojas na da Sicília ao Piemonte na Itália. "Nós entregamos produtos em caixas fornecidos por eles, estamos também buscando ampliar nossa gama de produtos e inovar o que fazemos!"Finalizou Fernandes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07