COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CPOrg/RS reúne-se nesta quinta-feira em Lajeado (RS)

Pela primeira vez desde a sua criação, a Comissão Estadual de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg/RS) vai reunir-se no interior do Estado. O encontro ocorre nesta quinta-feira (14), durante a 2ª Agroind Familiar - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar, que está ocorrendo no Parque do Imigrante de Lajeado (RS). De acordo com o coordenador da CPOrg/RS, José Cleber Dias de Souza, o evento é uma grande oportunidade para se conhecer o que está ocorrendo em termos de agricultura orgânica e familiar no Rio Grande do Sul.
O Programa de Desenvolvimento da Agricultura Orgânica (Pró-Orgânico) foi criado em 2003, com o objetivo de apoiar e fortalecer os setores da produção, processamento e comercialização de produtos orgânicos, além de estimular seu crescimento. No início deste ano entrou em vigor, em todo o pais, a obrigatoriedade da utilização do selo de certificação para designar os produtos de origem orgânica. O selo, fornece ao consumidor a garantia de estar levando para a casa um produto isento de contaminação química, além de assegurar a qualidade nutricional e biológica de alimentos e de vida para quem vive no campo e na cidade.
A 2ª Agroind Familiar foi aberta nesta quarta-feira (13), com a presença do governador do Estado, Tarso Genro. Neste ano, a feira ganhou dimensão nacional, pois além de 139 unidades de pequenos produtores do Rio Grande do Sul, está ocorrendo a participação de 55 de outros estados, entre os quais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O encontro da CPOrg/RS ocorre num dia em que todo o eixo de discussão girará em torno dos produtos orgânicos. Já pela manhã inicia o seminário Produção de Orgânicos, seguido pelas palestras Agroecologia e agricultura orgânica como estratégias de mercado e de desenvolvimento rural para a agricultura familiar e Certificação Participativa - outras alternativas de certificação da produção orgânica. Também está previsto um espaço para a troca de experiências de produtores orgânicos.
A reunião da CPOrg/RS está marcada para às 14h.A escolha de abrir os encontros da CPOrg/RS em Lajeado, explica o coordenador José Clerber, ocorreu como uma forma de valorizar a agricultura familiar. "A maioria esmagadora dos produtores orgânicos estão na agricultura familiar", afirma ele. "Dessa forma, será possível olhar para diversas realidades da produção orgânica do Estado e se ter uma dimensão maior e mais adequada de como ela se estrutura no Rio Grande do Sul".
As CPOrgs foram criadas através de uma portaria do Ministério da Agricultura e reúnem-se em todos os estados brasileiros, tendo por base auxiliar o desenvolvimento da produção orgânica, integrar os diversos agentes da rede de produção orgânica do setor público e do privado, e a participação efetiva da sociedade. No Rio Grande do Sul, até o final deste ano, estão previstas mais duas reuniões descentralizadas. Em setembro ocorre em Pelotas e no mês de novembro, em Torres. As entidades têm mandato de dois anos. Atualmente participam 36 entidades governamentais e não governamentais. A próxima eleição ocorre no primeiro semestre do ano que vem.


Fonte: http://www.ecoagencia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07