COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 5 de abril de 2011

Altinópolis incentiva plantio de alimentos orgânicos

A Prefeitura de Altinópolis, a 59 quilômetros de Ribeirão Preto, firmou parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para capacitar produtores rurais a produzir alimentos orgânicos e incrementar a geração de renda.Os municípios de Guarulhos e Araras já participam desse projeto, que envolve um grupo de 12 alunos do curso de mestrado e 6 do curso de graduação em Agroecologia."Analisamos desde o modelo de produção dos agricultores até a comercialização. A ideia é criar soluções de acordo com as questões que eles colocam", afirma o biólogo Paulo Rogério Lopes, mestre em Agroecologia pela UFSCar e integrante do programa.Segundo Lopes, o projeto não tem um cronograma específico e deve ser conduzido de uma maneira que atenda as necessidades de cada um dos produtores.Uma reunião deve ser marcada para definir a data de um seminário de agroecologia. As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura de Altinópolis.

Diagnóstico

Antes de traçar o diagnóstico e dar início ao curso de capacitação, o grupo visitou algumas propriedades rurais no entorno de Altinópolis. "Eles perceberam que a terra é boa, mas falta qualificação para os produtores locais", diz Lopes.A produção de hortaliças e café, comuns na região, devem ser adaptadas ao sistema agroecológico. O município planeja criar um selo para indicar que esses produtos sejam de procedência orgânica e estimular a venda para hotéis e pensões na região de Altinópolis."Como esses alimentos são mais caros, a geração de renda é maior. Existe até a possibilidade de que esse projeto forneça alimentos para a merenda escolar ", diz Mônica Oliveira, da Casa da Agricultura.


Fonte:http://www.jornalacidade.com.br

Um comentário:

  1. Ótimo o trabalho da turma!! São os agroecologistas botando o pé na terra e a mão na massa! Projeto coordenado pelo professor Baltasar! Abraços

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07