COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tecnologia em favor da qualidade

Para garantir que as uvas da Cooperativa Aliança mantenham alto padrão, os empreendedores investem em tecnologia. Recentemente, foi importada do Chile uma máquina que vaporiza as parreiras a 170 graus. A alta temperatura não prejudica a planta, mas elimina todas as bactérias e fungos existentes. O custo de utilização do equipamento é de R$ 100,00 por hectare. Na propriedade em Encruzilhada, na atual safra 23 hectares foram tratados com o sistema, que elimina a necessidade de qualquer outro herbicida. “É um método natural de tratamento que dispensa a química”, explica.
Com o mundo cada vez mais voltado para o lado ecológico dos alimentos, Sérgio Monego reforça que nos próximos anos a tendência é de que se busque a certificação orgânica. “Precisamos nos adaptar sempre.” Além da máquina de vaporização, na propriedade estão sendo implantados cinco hectares de uvas orgânicas. Segundo o produtor, 2,5 hectares já estão completamente cultivados e devem produzir em até dois anos. O parreiral é de uvas comuns – cujo tratamento será exclusivamente com produtos orgânicos. Toda produção será utilizada na fabricação de sucos.

Vinificação

Empresas da serra gaúcha – região polo na produção de uvas –, investem significativamente no cultivo de parreirais em Encruzilhada do Sul. O clima favorável influi na qualidade das colheitas e, consequentemente, dos vinhos produzidos. No entanto, do total de uvas produzidas apenas 10% são vinificadas no município. O trabalho de transformação das frutas em vinhos é centralizado em pequenas vinícolas. Com o constante crescimento da produção, a administração municipal estima que já haja demanda suficiente para a instalação de mais cantinas no município.



Fonte: http://www.gaz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07