COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Planeta Orgânico vai ao GreenMegaFood apresentar estratégias para a diminuição das alterações climáticas na cadeia alimentar

Com o apoio do governo da Dinamarca, a Universidade de Aalborg irá debater os impactos da alimentação no meio ambiente, no clima e na saúde em Copenhagen, nos dias 14 e 15 de outubro e reunirá especialistas de todo planeta. “Comer fora de casa é um fenômeno crescente. Aproximadamente um terço da despesa total de alimentos ocorre em sistemas de alimentos em larga escala. Como qualquer outro tipo de ingestão de alimentos, comer fora de casa tem implicações na nossa saúde individual, bem como sobre o ambiente e o clima, por meio da produção e do consumo. Este encontro que acontecerá em Copenhagen é parte de um programa da rede internacional que visa reunir pesquisadores e profissionais relacionados ao mercado de alimentos, a fim de trocar experiências e dar início a um projeto de cooperação internacional”, explica Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico e co-responsável pela realização das feiras e conferências BioFach AL e ExpoSustentat que acontecem no início de novembro no Brasil.
O seminário GreenMegaFood é uma iniciativa para a criação de uma nova agenda. Alimentos produzidos e consumidos em grande escala representam parte siginificativa da despesa total de alimentos. Há um enorme potencial para promover um impacto positivo no que se refere a mundanças climáticas e influenciar a saúde individual por intermédio de contratos públicos de alimentos. “Mas cadeias de abastecimento público de alimentos em grande escala parecem ter sido negligenciadas no debate sobre as estratégias para a mitigação das alterações climáticas com base alimentar e promoção da saúde. Vamos debater iniciativas relativas à introdução de alimentos mais saudáveis nos sistemas alimentares em diferentes arenas, por exemplo hospital, escola, creche no local de trabalho, e eventos desportivos públicos”, reforça Maria Beatriz Martins Costa.
Planeta Orgânico falará sobre a iniciativa pioneira de uma Copa do Mundo Orgânica e Sustentável no GreenMegaFood, em Copenhagen
O evento é promovido pela Universidade de Aaalborg, com apoio do Governo da Dinamarca, e serão discutidas formas sustentáveis de produção de alimentos, visando atender grandes eventos, assim como a crescente demanda por refeições fora de casa. "Espero trazer de Copenhagen novas oportunidades de parcerias entre Brasil, Dinamarca e União Européia. De forma consistente o nosso país destaca-se cada vez mais pelas iniciativas compromissadas com a sustentabilidade, seja no governo, ou seja na iniciativa privada", relata Maria Beatriz Martins Costa.
Além de divulgar em Copenhagen as feiras BioFach América Latina e ExpoSustentat que ocorrerão em São Paulo, de 3 a 5 de novembro no Transamérica Expo Center, Maria Beatriz Martins Costa fará uma palestra que chama atenção do mundo para os desafios e oportunidades de uma Copa Orgânica e Sustentável em 2014 no Brasil.
O Planeta Orgânico faz parte de um consórcio com os parceiros IP Desenvolvimento Empresarial e Organics Brasil. Estas três empresas, representadas por seus respectivos executivos - Maria Beatriz Martins Costa, Ingo Plöger e Ming Liu - vem participando de reuniões promovidas pelo Ministério do Esporte, por iniciativa do coordenador da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Claudio Langone.
A iniciativa pioneira no setor para a inserção dos produtos orgânicos e sustentáveis, bens e serviços na Copa do Mundo de 2014, recebe o apoio do governo. “Claudio Langone abrirá o painel ´Copa Sustentável´ no dia 05 de novembro, na BioFach AL. Logo após a apresentação de Langone haverá uma mesa redonda que discutirá como otimizar a realização deste mega evento no Brasil para fomentar os mercados doméstico e internacional, com destaque para produtos orgânicos e da nossa sociobiodiversidade”, finaliza a diretora do evento.
BioFach América Latina e ExpoSustentat: 03, 04 e 05 de novembro no Transamérica Expo Center, São Paulo - A BioFach América Latina e a ExpoSustentat congregam duas feiras e conferências com pavilhões específicos de outros países e vários eventos paralelos. De cunho econômico, como as rodadas de negócios com compradores internacionais apoiado pela APEX, e forte ação dos que focam a ponta do varejo para o aumento do consumo interno dos orgânicos, como os workhops gastronômicos com a participação de chefs e formadores de opinião. Cosméticos orgânicos, chocolate em pó e inúmeras novidades de processados orgânicos bem como os in natura, peixes, camarões e agora o salmão compõem a maior variedade de orgânicos certificados reunidos no mesmo espaço, na América Latina. O evento também é realizado todos os anos na Alemanha, Estados Unidos, Japão e, em 2007, teve a sua primeira versão na China, para aproveitar a sinergia criada pelas feiras em todo o mundo por intermédio da Nuremberg Global Fairs. A realização dos eventos no Brasil tem alavancado as exportações dos orgânicos latino-americanos, em especial para países como Estados Unidos e para a Comunidade Européia. O circuito internacional atrai investidores estrangeiros que têm a garantia da marca BioFach quanto à certificação dos produtos.
As parcerias internacionais atraem palestrantes estrangeiros, presidentes das principais certificadoras internacionais e lideranças mundiais renomadas, que vêm conferir e fomentar os orgânicos da região considerada um celeiro para o setor no mundo. As principais entidades públicas e do segmento, aproveitam o evento para discutirem suas diretrizes. As perspectivas do setor orgânico são compatíveis com economias de países como o Brasil, porque aumentam o manejo agrícola que não agride o solo com agrotóxicos, gera mais empregos, protege a qualidade da água e produz alimentos mais saborosos, entre outras vantagens. Pelos estudos que o Planeta Orgânico vem desenvolvendo em parceria com o projeto BioFach América Latina, a porcentagem de terras orgânicas brasileiras deverão aumentar consideravelmente nos próximos anos, bem como os investimentos voltados para o aumento do consumo interno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07