domingo, 24 de outubro de 2010

Petrópolis Gourmet irá atrair amantes da boa culinária


A décima edição do Petrópolis Gourmet, este ano, acontecerá de 28 de outubro a 27 de novembro. O festival destacará o roteiro gastronômico local, já famoso por atrair os mais exigentes amantes da boa mesa. Durante o evento, o público terá a oportunidade de apreciar deliciosas receitas e aproveitar diversas atividades. As grandes atrações acontecerão no Mercado Gourmet, que será montado ao lado do Hortomercado, em Itaipava, e também nos restaurantes que integram o evento.
O ponto de partida da festa será a tradicional Corrida dos Garçons. Os concorrentes terão que carregar uma bandeja com uma garrafa e duas taças cheias de vinho e concluir o percurso, sem derramar o conteúdo, sempre segurando a bandeja com apenas uma das mãos.
A segunda edição do Concurso Cultural Gastronômico é outro momento de destaque do festival. Voltado para amadores, o evento tem o objetivo de descobrir novos talentos. O prêmio para o vencedor será uma bolsa de estudos na área de gastronomia, no Brasil ou no exterior.
As Oficinas Gastronômicas ensinarão gastronomia e enologia orgânicas, além de oficinas com chefs especializados em alimentos orgânicos. Já estão confirmadas as participações do subchef de cozinha Marco Lima e da produtora de culinária Daniela Meira, ambos do programa Mais Você, da TV Globo; do enólogo e consultor Rafael Puyau; do consultor e gestor de bebidas Rui Serradas, que fará um workshop sobre coquetéis com frutas orgânicas; do chef pizzaiolo Antônio Lo Presti; e de Rula Simões, que apresentará a culinária grega.
Também funcionarão no Mercado Gourmet um bar da cervejaria Bohemia, o Café Literário, com exposição e venda de livros da área de gastronomia, e o Armazém Gourmet, com produtores do próprio Hortomercado e artesanato de diversas associações.
As crianças terão espaço garantido no Gourmet Kids, com área de lazer e oficinas feitas especialmente para elas. Ricardo Gonzalez, da Divino Segredo (produção artesanal de pães, bolos e biscoitos), vai ensinar a criançada a preparar apetitosos brownies, muffins, torta e mini pães, todos integrais, e biscoitos amanteigados. O Gourmet nos Restaurantes terá 28 participantes que vão preparar um menu utilizando produtos orgânicos.




Um comentário:

Área Agricultura Orgânica 07