domingo, 17 de outubro de 2010

Inovação e certificação orgânica na produção de inhame são temas de seminário em Alagoas

Produtores de inhame do Vale do Paraíba, em Alagoas, participam, na próxima quinta, dia 21, do Seminário Regional da Cultura do Inhame. A ação será realizada no município de Paulo Jacinto e tem como objetivo informar os agricultores familiares sobre as inovações de acesso ao mercado e a certificação orgânica do produto.
O evento pretende fazer uma conexão entre o produtor e as novas tecnologias de manejo sustentável para o aumento da produtividade. A programação inclui palestras sobre comercialização de produtos da agricultura familiar para merenda escolar e para a rede de supermercados Wal-Mart, entre outras.
Segundo Manoel Ramalho, responsável pelo Arranjo Produtivo Local Inhame no Vale do Paraíba, o seminário contribuirá ainda mais para o desenvolvimento sustentável das 150 famílias envolvidas no neste APL.

"Inicialmente essas famílias vendiam só em pequenas feiras. Com o auxílio do Sebrae em Alagoas e parceiros, elas puderam se organizar para atender outras demandas, como as compras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de prefeituras, com o projeto de agricultura familiar para a merenda escolar, e finalmente de redes de supermercado como o Wal-Mart. Nosso objetivo agora é prepará-las ainda mais para o mercado competitivo, mostrando os melhores e novos caminhos a serem seguidos"afirmou Manoel.
O Vale do Paraíba, área de atuação do APL Inhame, envolve noves municípios da região responsáveis pela produção de cerca de 13.660 toneladas de inhame por ano. O município de Paulo Jacinto é o maior produtor de inhame de Alagoas. O Estado de Alagoas produz cerca de 27.172 toneladas de inhame.
O seminário será realizado no Clube Recreativo Paulo Jacinto, a partir das 8h. O evento é gratuito. Informações e inscrições pelo 0800 570 0800 ou (82) 4009-1683








Fonte:AGÊNCIA SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07