COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Selos que comemoram ano da biodiversidade já circulam no Paraná

Selos comemorativos


Já circulam pelo Paraná os selos que comemoram o Ano Internacional da Biodiversidade — Agroecologia e Agricultura Orgânica. O Paraná é o segundo maior produtor de orgânicos do Brasil, com cerca de 7,5 mil agricultores dedicados ao cultivo de alimentos sem o uso de agrotóxicos. Lançada pelos Correios, a peça é composta de dois selos que trazem as logomarcas da Exposição Mundial de Filatelia – Portugal 2010 e do Ano Internacional da Biodiversidade. “Temos feito a nossa parte para contribuir para o desenvolvimento da agricultura orgânica. Na última safra, produzimos 124 mil toneladas de produtos orgânicos no Paraná”, diz o governador Orlando Pessuti.
O Oeste e Sudoeste destacam-se pela produção de soja orgânica. Agricultores do Norte paranaense cultivam café orgânico. As hortaliças são os cultivares orgânicos mais produzidos nos cinturões verdes de grandes cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Toledo e União da Vitória. Os selos foram lançados na reunião desta semana da Escola de Governo, realizada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com a participação do diretor dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro. Na solenidade, Pessuti carimbou o primeiro selo comemorativo.
O selo
A peça filatélica comemorativa divulga 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O selo da esquerda mostra o tomate, um dos mais populares vegetais de produção orgânica. No selo da direita, está estampado um canteiro orgânico de verduras folhosas. Acima, na composição do bloco, aparece a logomarca da Exposição Mundial de Filatelia – Portugal 2010 e a logomarca do Ano Internacional da Biodiversidade. Três componentes são fundamentais na peça — o ano de 2010, elementos iconográficos que simbolizam a biodiversidade e, abaixo, o título “Ano Internacional da Biodiversidade”. Foram utilizadas as técnicas de pintura a guache e computação gráfica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07