sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Primeira vinícola orgânica do estado de Santa Catarina é inaugurada


Com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da 12ª SDR, e a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, com apoio da Epagri, foi inaugurada no final da tarde de ontem (03), a primeira agroindústria catarinense produtora vinho orgânico e do primeiro suco de uva integral orgânico certificado pelo Ministério da Agricultura do Estado. A entrega foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Italo Goral, e prefeito do município, Milton Hobus.
Com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a vinicula de propriedade de Vili Valiati, passou por rigorosas avaliações, pois são analisados vários pontos, como a escolha e técnica de plantio da uva, forma de produção da bebida, condições de higiene e a infraestrutura do local. Bastante emocionado, Valiati exibiu a certificação IBD (Instituto Biodinâmico de São Paulo), que rotula a Vinícola Valiati como a primeira do Sul e a 2ª. do país. ”Temos a honra de ser a primeira do Estado, sempre será assim”, declarou o produtor.
Segundo o secretário Italo Goral, a produção do vinho orgânico representa bem mais do que um produto sem agrotóxicos, mas também um processo de valorização das técnicas artesanais e valorização dos trabalhos da agricultura familiar. “Ao estimularmos a atividade familiar no campo e, simultaneamente, o aumento da produção, estaremos corrigindo uma importante questão social, fazendo com que o produtor permaneça no meio rural”, salientou o secretario. O policial militar Vili Valiati, filho de produtores rurais, decidiu em 1998, com apoio do engenheiro agrônomo e pesquisador da Epagri aposentado João Favorito De Barba, começar o cultivo orgânico de uva e de pêssego na propriedade rural que possui em Rio do Sul.
Em 2000 também com a assessoria da empresa, iniciou um projeto de agroindústria e vinícola, concluído este ano. Os Valiati tem 15 hectares de terra e cultivam 3 ha com uva Bordo e Niágara. Este ano a expectativa é colher 25 toneladas em janeiro próximo. Além de processar a própria uva, Valiati atende a outros produtores. A capacidade atual de sua vinícola é de processar 100 toneladas de uva por safra. “Há uma grande demanda por produtos orgânicos e a nossa expectativa quanto à comercialização, é a melhor possível”, garante Valiati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07