terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Frango orgânico em alta


A criação de frango orgânico foi o projeto que ganhou o primeiro lugar no Empreendedor Rural 2009. A premiação, ocorrida na última sexta (27/11), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, reuniu os 10 melhores projetos do Estado classificados pelo programa. A iniciativa é desenvolvida pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e Sebrae-PR.
"Resolvemos mudar para o frango orgânico, pois o gado leiteiro não estava dando mais dinheiro", contou Ariante Amaral de Andrade, que conquistou o primeiro lugar no concurso que valoriza a economia rural no Paraná. Ariante é proprietária do novo negócio, que divide com o pai, Ary Amaral. A propriedade de 4,1 hectares fica em Carlópolis e já começa a ser adaptada para a criação de frango caipira, fruto do cruzamento de galinhas rhodes island red com galos caipiras.
Segundo a produtora rural, cerca de 100 galinhas já começaram em setembro, experimentalmente, a fornecer pintainhos para produção de frangos de corte. "Pretendemos fornecer cerca de 280 frangos por mês, podendo aumentar conforme a demanda", adiantou. Outros dois produtores rurais também foram premiados. O produtor Welligton Casati, com apenas 19 anos, foi premiado em segundo lugar com o projeto de plantação de eucalipto na propriedade dos avós em Cruzeiro do Sul. Produzindo gado de corte e leguminosas, Casati pensa em plantar 2 hectares da árvore exótica para complementar o renda da família.
Também foi premiado a ampliação da plantação de tomate em Godoy Moreira. O produtor, Claudinei Alves Nunes, projetou produzir mais e com maior rentabilidade. Os contemplados ganharão uma viagem técnica rural para países da América Latina, ainda sem data e destino acertados, segundo informou a assessoria de imprensa do Senar (PR).

Fonte:O Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07