COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Plantio direto em cultivo orgânico

Em Juazeiro do Norte mais de 160 técnicos agrícolas de várias regiões do Estado participaram, na manhã de ontem do I Seminário Cearense de Produção de Milho Orgânico no Sistema Plantio Direito. No Cariri, há cerca de cinco anos, foi introduzido em vários municípios a técnica de plantio direito de milho, mas de forma diferenciada. Para expor a nova técnica, em auditório da Universidade Regional do Cariri (Urca), esteve presente um dos maiores pesquisadores da área no País, o professor João Carlos Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
A coordenação regional da Ematerce pretende implantar a nova técnica a partir do próximo ano em Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD). Os locais adequados para o plantio serão selecionados juntamente com os produtores, na região. As metodologias de extensão também acontecerão com visitas de campo pelos produtores.
Segundo o coordenador regional da Ematerce, Adonias Sobreira, o seminário é o primeiro no Estado a fazer uma abordagem do assunto, trazendo uma das técnicas mais modernas geradas pelos centros de pesquisas agropecuárias e demonstrar a viabilidade técnica, econômica e social, além dos benefícios voltados ao meio ambiente da prática do plantio do milho de forma orgânica.


Maquinário específico

O pesquisador João Carlos Cardoso afirma que a associação da agricultura orgânica com o plantio direto não é uma tarefa fácil. Exige um maquinário específico para ser introduzido, e requer, segundo ele, ações em nível dos governos municipais, estaduais e federal para ser implantado. Ele demonstrou as diversas utilizações do milho, e até a apresentação de um produto com base orgânica que vem sendo comercializado nos Estados Unidos, à base de milho azul, o ´blue corns´. Segundo o consultor, Ademir Vieira da Silva, esse cultivo vem sendo trazido para o Ceará e o Estado está implementando uma forma de cultura muito pouco trabalhada na região Nordeste. Na forma de plantio direto já implementada no Cariri estão sendo cultivados cerca de 5 mil ha nos municípios de Mauriti, Brejo santo, Missão Velha, Abaiara, Santana do Cariri e Nova Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07