COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cosméticos Orgânicos

O aumento da demanda mundial por produtos naturais e que respeitam o meio ambiente tem motivado muitas empresas a investirem na fabricação de cosméticos orgânicos.No Brasil, alguns fabricantes já perceberam esta tendência e saíram na frente. Apesar de ainda tímido - as primeiras certificações foram liberadas há cerca de três anos -, especialistas acreditam que este movimento se reproduzirá rapidamente, repetindo o fenômeno ocorrido fora do país em mercados mais maduros na oferta de cosméticos orgânicos, como na Europa, por exemplo.
Seguindo mais uma vez sua vocação ecológica, Curitiba sai na frente com a criação do primeiro mercado de produtos orgânicos certificados do País, com inauguração prevista para a segunda quinzena de novembro. Rose Bezecry, proprietária da loja de cosméticos orgânicos “Cativa Natureza”, é uma das pioneiras nesta nova linha, por isso investe em produtos nacionais e importados, e acredita que um dos fortes atrativos dos orgânicos é, justamente, a produção ecologicamente correta.
“As pessoas que procuram cosméticos orgânicos buscam mais qualidade de vida e chama a atenção delas o compromisso público dos fabricantes de não fazerem testes em animais nem usarem espécies da flora em extinção”, afirma a empresária.Ela também faz um importante alerta: os termos "natural" e "orgânico" não significam a mesma coisa. O rótulo "natural" não é regulamentado, tem um sentido amplo, e empresas utilizam este apelo, muitas vezes de forma enganosa, para promoverem seus produtos.
De modo geral, "natural" sinaliza que os ingredientes não foram significativamente modificados em sua forma original na natureza, nada foi retirado (com exceção de água), ou qualquer substância foi adicionada. Já o termo "orgânico" é regulamentado, e somente pode ser utilizado por empresas que receberam aval de uma organização certificadora reconhecida e independente, ou seja, existe a garantia de que o produto realmente é orgânico. Além disso, ser "orgânico" implica em uma abrangência maior pois, além de ser natural, o produto e a sua produção não podem prejudicar a vida animal e o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07