COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 12 de maio de 2009

IMA incentiva produção de orgânicos durante Expedição pelo Velhas 2009


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai demonstrar os benefícios da produção orgânica de alimentos e a importância do uso correto de agrotóxicos para a preservação ambiental, durante a sua participação na Expedição pelo Velhas 2009, que acontece de 08 de maio a 06 de junho na Bacia do Rio das Velhas.As atividades organizadas pelo IMA incluem uma mini-expedição, palestra, plantões técnicos, ações educativas e estão sendo preparadas junto aos servidores das unidades do interior para atender produtores rurais, estudantes e a população ribeirinha. Uma van do Instituto, equipada com gerador de energia, GPS, mesas e cadeiras estará presente nos finais de semana e servirá como um escritório móvel.
Além dessas atividades, um técnico do Núcleo de Meio Ambiente acompanhará, por terra, toda a Expedição e ao longo do trajeto e fará a divulgação dos programas desenvolvidos pelo órgão. Tendo como missão exercer em Minas Gerais, a defesa sanitária animal e vegetal, o Instituto assegura a oferta de produtos de qualidade, contribuindo para a preservação da saúde pública e a conservação do meio ambiente.“Participar de um evento de tamanha importância para o Estado é um dever do IMA e poder contribuir na formação de crianças e buscar promover uma nova conduta por parte dos produtores rurais é um desafio que vale a pena quando se fala da preservação do Rio das Velhas”, afirma o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto.A região da Bacia do Rio das Velhas abrange três das vinte Coordenadorias Regionais do IMA: Belo Horizonte, Curvelo e Guanhães. No total elas possuem 14 Escritórios Seccionais que atendem 63 municípios.

A expedição

A edição de 2009 possui uma proposta mais ousada do que a primeira, que ocorreu em 2003. Além da navegação pela calha do rio, feita por canoístas, haverá duas novidades. A primeira são os FestiVelhas, festivais de cultura que acontecem nos finais de semana. Eles serão realizados em Ouro Preto, Santa Luzia, Curvelo, Várzea da Palma e Belo Horizonte. Neles vão ocorrer debates, palestras, oficinas e apresentações culturais da própria bacia.A outra são as mini-expedições, propostas e executadas pelas comunidades da bacia ou por instituições com a participação da população local. Cada uma terá um tema que dialogue com a realidade histórico-cultural de cada comunidade e sub-bacia. O IMA vai realizar em Santa Luzia, nos dias 16 e 17 de maio uma mini-expedição intitulada “Do Agrotóxico à Agroecologia”, com o objetivo de mudar o hábito dos produtores que utilizam agrotóxicos e salientar a valorização dos produtos orgânicos. Durante o evento uma carreata seguirá até uma fazenda produtora.

Certificação e destinação correta

Além de não agredir o meio ambiente, os produtos vegetais produzidos em sistema orgânico fazem bem à saúde humana e tem maior valor agregado em sua comercialização. Para ser certificado pelo IMA, o produtor deve procurar a unidade mais próxima de sua propriedade e preencher um requerimento solicitando a certificação. É marcada uma auditoria na propriedade para verificar se há cumprimento dos requisitos estabelecidos pelas normas editadas pelo IMA e legislação vigente, caso esteja tudo correto, a propriedade é certificada.Já a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos além de ser obrigação do produtor rural é um ato de grande relevância no que diz respeito à preservação ambiental. Embalagens abandonadas ou armazenadas de forma inadequada podem poluir o rio além de ser perigoso à saúde humana. No site do IMA, é possível encontrar todos os cuidados necessários relacionados ao armazenamento, manuseio e aplicação de agrotóxicos.

Meta 2010

A Expedição de 2003 produziu como grande resultado a elaboração da proposta de revitalização do Rio das Velhas por meio da construção da Meta 2010 – navegar, pescar e nadar no Rio das Velhas na região metropolitana de Belo Horizonte, que em 2005 foi assumida como um compromisso pelo Governo do Estado de Minas Gerais. A partir de 2007, a Meta passou a constituir-se no Projeto Estruturador Meta 2010, do Governo do Estado.O IMA participa da Meta 2010 através de ações relacionadas à sustentabilidade, educação ambiental, incentivo à certificação de produtos orgânicos e uso correto de agrotóxicos, principalmente na destinação correta de embalagens vazias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07